segunda-feira, 5 de março de 2018

EVS | A meio percurso


Ontem foi dia quatro. E dia quatro é sinónimo de mais um mês de Serviço de Voluntariado Europeu que passou. Ontem foram seis meses. Estou a meio percurso desta aventura e a partir de agora acredito que, cada vez mais, a contagem decrescente seja feita de forma mais rápida... 
E, na verdade, não queria que tal acontecesse. Não queria que os meses diminuíssem para que, daqui a seis meses, tenha que dizer a-c-a-b-o-u. Tem sido uma experiência fantástica! Um caminho que me tem aberto imensas portas, um percurso que me tem feito conhecer melhor os outros, o Mundo e eu própria. Cada dia traz consigo novos ensinamentos. Cada experiência é vivida o mais intensamente possível. Cada vez mais sinto que pertenço aqui.  
Obviamente que nem todos os dias são um mar de rosas mas, depois de reflectir um pouco sobre isso, julgo que serei capaz de contar pelos dedos das mãos - e quiçá de uma mão apenas ! - os momentos em que me fizeram estremecer. Mas, gosto de pensar que, por entre esses dias menos bons, em nenhum deles tive vontade de agarrar a mala e partir! 
Há seis meses que encontrei um local ao qual chamo agora de "casa". Pessoas que guardarei e que farão parte da minha vida para sempre. Amigos. Família. Este vila trouxe-me a paz, a serenidade e, ao mesmo tempo, a aventura diária que a minha vida precisava. A rotina deixou de ser rotina. O tempo passou a voar. Eu passei a adorar chá. 
O (meu) Mundo mudou há seis meses e o único sentimento que tenho em mim é de que não quero, de todo, começar esta contagem decrescente de forma mais intensa a partir de agora. Não quero! Parem o tempo e deixem-me nesta bolha, nesta experiência de SVE e nesta felicidade que aprendi a amar.