27 de junho de 2017

PÓS-UNI | Primeiro contacto com o intercâmbio


[imagem retirada da Internet]
Na Sexta-feira e Sábado, da semanada passada, vivi dois dias que me tiraram, de todo, da minha zona de conforto. Representei Portugal, como participante, na visita de preparação do intercâmbio que se irá realizar em Agosto no meu concelho. 
Nestes dois dias estive em pleno e total contacto com novas pessoas, da França, da Itália, da Espanha e da Bélgica e não minto quando digo que ouvi e falei mais inglês nestes dois dias do que no resto da minha vida! Eu, a pessoa que não gosta da língua inglesa, que tem imenso receio em tentar falar e que tem completa noção das suas dificuldades, vi-me obrigada a seguir em frente e enfrentar todo este medo. E, pelos vistos, até que não me saí muito mal. Entendi que, afinal, consegui perceber quase tudo do que era dito, consegui transmitir algumas ideias e consegui desenrascar-me, que é o essencial!  
Por outro lado, a determinado momento, sentei-me apenas a olhar para o trabalho que fomos desenvolvendo naqueles dias e apercebi-me de que, possivelmente, muito daquilo será o que farei ao longo de doze meses. A iniciativa, a criatividade, a capacidade de desenvolvimento... tudo aspectos que, muito provavelmente, me irão dar imenso jeito no futuro! Por isso, acredito que, o intercâmbio em que irei participar, apesar de todo o receio que, desde já, me transmite, por ser uma semana intensa de pessoas novas, actividades novas, trabalho de grupo e imensos diálogos em inglês, será algo que, no fim, me fará bem! No fundo, será como que um primeiro contacto com a minha realidade próxima, trazendo-me ferramentas, experiências e aprendizagens que me virão a ser muito úteis no meu SVE!