7 de fevereiro de 2017

PESO | O plano alimentar certo e umas dicas de emagrecimento




Não fiquem a pensar que, por lerem o título deste post, vos vou dar a conhecer uma daquelas dietas milagrosas em que perdemos imenso peso, em pouquíssimo tempo e comendo apenas umas folhas de alface! Nunca fui fã dessas dietas porque são completamente e-r-r-a-d-a-s! Não vale a pena emagrecer em cinco dias aquilo que deveríamos emagrecer em semanas, deixando de comer e correndo, certamente, o risco de, no futuro, voltar a engordar tudo aquilo que havíamos perdido ou ainda mais. Por isso, hoje venho dizer-vos que, assim que ganharem esta força de vontade de mudar a vossa vida, para um estilo mais saudável, há algo que se torna essencial, além do exercício físico. E isso é ter um plano alimentar que seja estipulado por um nutricionista para que possamos aprender a comer bem e saudável. Assim, em dia de consulta, o post deste #vidasaudavel é sobre isso mesmo. O quão bom é ter alguém que nos oriente no momento em que nos sentarmos à mesa e ainda vos dou algumas dicas que poderão incluir no vosso dia-a-dia! 
Ora bem, antes de tudo, quero dizer-vos que aquilo que me levou a consultar um nutricionista foi o aumento de peso a que assisti quando comecei a praticar exercício físico. Entre o primeiro dia em que comecei a treinar e o dia em que fui à consulta, tinha engordado quase um quilo, num espaço de mês e meio. Já tinha lido que, algumas mulheres, quando começam a praticar exercício, depois de serem muito sedentárias, têm tendência para engordar mas, no meu caso, comecei a sentir que algo estava errado. Teria que haver algo na minha alimentação que não estava bem. Por isso, lá fui ao nutricionista e foi a melhor decisão que tomei, visto que somente depois dessa primeira consulta é que comecei a emagrecer. 
Normalmente, tenho uma consulta de mês em mês e, desde Novembro até agora perdi cinco quilos! E, sabem o melhor de tudo isto? É que, depressa percebi que, para tal acontecer, não teria que fazer esforços infindáveis e impossíveis de atingir. Existiram momentos mais difíceis, alimentos que me custaram muito mais a deixar mas, no geral, habituei-me bastante bem aos planos que ele me fui apresentando, consoante as minhas necessidades. 
Sei bem que, cada caso é um caso! Cada pessoa tem o seu próprio peso a perder e cada um de nós é diferente mas, se querem mesmo alcançar uma vida mais saudável, procurem um profissional que vos possa ajudar. É essencial termos alguém que nos explique o que podemos ou não comer e o porquê disso. É importante adequarmos a alimentação às necessidades do nosso corpo e do nosso dia-a-dia. Por isso, procurem quem vos possa ajudar e irão começar a ver resultados. Mas, no entretanto, deixo-vos alguma dicas que poderão começar a colocar em prática que ajudarão a que consigam alcançar os vossos objectivos: 
Bebam (no mínimo) 1,5 l de água: Comprometam-se a ter, diariamente, perto de vocês uma garrafa de água desta quantidade. O meu truque de agora é ter sempre comigo, no escritório, uma garrafa de água desta quantidade, sendo que me obrigo a bebê-la todos os dias. Além disso, é só adicionarem alguns chás e cafés e, sem se sentirem tão pressionadas, já estão a ingerir muitos mais líquidos do que aqueles que ingeriam! 
Levem a marmita: Sei bem que nem todos temos a oportunidade de levar o almoço de casa. Mas, há sempre uma solução para os lanches! Deixem-se de ir tomar o pequeno-almoço e os lanches da manhã e da tarde ao café. É mais do que certo que irão acabar por devorar um bolo ou uma torrada. Mas e se levassem de casa os lanches? É só levar uns 
tupperwares onde podem transportar uns frutos secos, gelatina que é feita na noite anterior ou ainda um iogurte misturado com cereais [fit]... as opções são imensas! Pensem que, além de estarem a melhorar a vossa saúde, também estão a contribuir para a vossa carteira! 
Digam não ao açúcar: Quer seja no café ou no chá, tentem ao máximo evitar o açúcar. Sei bem que não é fácil, mas também vos garanto que é tudo uma questão de hábito. Eu era incapaz de beber café sem açúcar e agora já consigo! 
Comam sopa ao início do almoço e do jantar: Este é um grande truque para nos sentirmos mais saciados, sem que tenhamos que ingerir imensas calorias. Já as nossas mães diziam que a sopa faz sempre bem e se for de legumes verdes, ainda melhor! 
Evitem os hidratos de carbono ao jantar: Os hidratos são essenciais para termos energia mas, pensando bem, para que precisamos nós de energia se à noite vamos dormir? Assim sendo, o essencial é ingerirmos alimentos ricos em hidratos ao pequeno-almoço ou ao almoço, tendo em atenção que devemos optar por aqueles que são absorvidos e digeridos lentamente pelo organismo. 
Experimentem produtos de farmácia depois de vos serem aconselhados: O primeiro produto que experimentei deste género foi um drenante que o nutricionista me aconselhou devido à retenção de líquidos que tinha no corpo. E, apesar de, no inicio, estar mesmo reticente por achar que não ia notar diferenças, fiquei super feliz quando percebi que afinal funcionava. A verdade é que, muito certamente este tipo de produtos somente funciona quando associado ao exercício físico e a uma alimentação saudável. Por isso, não se lancem a estes produtos à espero que eles façam tudo, porque não irá acontecer 😄 
Mexam-se a cada hora: Se trabalham muito tempo sentadas, como é o meu caso, é essencial que nos movimentemos a cada hora, nem que seja somente uns minutos. Por isso, optei por colocar um alarme no telemóvel que toca a cada hora para que, durante um ou dois minutos eu me levante, ande um pouco e estique o corpo. A verdade é que são, por vezes, estes pequenos gestos que contribuem para que o nosso corpo fique melhor. 
Optem pelo chocolate preto: Não é mentira que, por entre as opções de chocolate, este é o mais saudável. Quão maior for a percentagem de cacau, melhor é para a nossa saúde. Por isso, quando vos der aquela vontade enormeee de um chocolate, lembrem-se sempre de optar por este!
E por hoje são estas as dicas que vos deixo! Espero que gostem e que as insiram no vosso dia-a-dia! Lembrem-se que tudo depende de nós, por isso, força nessa luta. Não estão sozinhas, nunca!  💕