10 de outubro de 2016

VIAGENS | [Férias'16] Um Dia em Lausana



Depois de um dia fantástico pela capital da Suíça, a última cidade que iríamos ver na Suíça era Lausana. Para a Patrícia, é uma cidade especial, pois é o regressar às suas raízes e, admito que, até a mim a cidade me conquistou! 
Após a chegada, começamos por andar pelas ruas da cidade, nomeadamente uma que sobe tantooo que até dói :p mas, chegadas ao cima, começamos a ver as torres da cidade, nomeadamente, aquela que pertence à Catedral.

Mas bem, a primeira coisa que visitamos foi o Palais de Rumine que abriga cinco museus e uma biblioteca. O edifício é bonito por fora, apesar de achar que precisava de uma limpeza e algum cuidado mas, quando entramos, então aí é que é mesmo bonito! Deparamos-nos com umas escadas frontais e outras laterais que nos remetem, inevitavelmente, para os palácios do passado.
Acabamos por dar uma espreitadela no Museu de Arqueologia e História, onde estão representadas escavações e simulações de cavernas e habitações e no Museu de Geologia que, basicamente, está repleto de pedras e alguns esqueletos. Não fomos ao Museu da Moeda e ao Museu de Belas Artes mas, em contrapartida, passamos imenso tempo no Museu de Zoologia que nos conquistou totalmente!
É aqui que se encontram muitos, mas mesmo muitos, animais embalsamados. Há desde tigres, a borboletas, a macacos, aves... tudo o que possam imaginar! Além disso, tem também uma área dedicada ao Homem, onde está representada a evolução do mesmo e o desenvolvimento dos embriões em cada etapa de gestação. Mas, aquilo que nos cativa logo quando lemos a referência a este museu é o facto de lá se encontrar o maior tubarão branco alguma vez capturado (em 1956) que media aproximadamente seis metros e pesava mais de duas toneladas! Coisa para nos deixar super curiosas não é?


Depois da primeira paragem, seguimos para a Catedral de Lausana que é sensivelmente perto e que é a maior construção do estilo gótico de todo o país. Está muito bem cuidado e além de ser desde já majestosa no seu exterior, quando entramos é ainda mais! No seu interior encontramos um dos órgãos mais caros do mundo que foi inaugurado em 2010.
Após o almoço e uma breve pausa, seguimos caminho para a Torre Sauvabelin que se situa na Floresta de Sauvabelin e é, nada mais, nada menos do que uma construção de 35 metros de altura feita inteiramente de madeira. Para chegarmos ao topo e admirarmos, de uma forma fantástica, o lago da cidade, subimos uns meros 151 degrau - realmente, depois de tudo o que subimos, aquilo foi mínimo :p.
Regressamos à cidade e o destino foi a margem do lago, onde se encontra o Museu Olímpico. Passeamos pela beira lago onde encontramos a água com uma cor mesmo bonita e é engraçado pensar que, do lado de lá daquela água, já são os Alpes Franceses. 
Quanto ao Museu Olímpico foi, sem dúvida, um dos museus que mais gostei de visitar! Chegamos já perto da hora de fecho e tivemos somente cinquenta minutos para realizar a visita contudo, tinha mesmo que ser naquele dia, por isso, lá fomos. Mas posso já adiantar que este foi o único museu em que senti que, se tivéssemos mais algum tempo para ver tudo com mais atenção, teria sido fantástico!
Por lá encontramos a história dos Jogos Olímpicos, o desenvolvimento dos mesmos ao longo dos anos, as referências aos jogos já realizados... uma colecção enorme de coisas, desde roupa de atletas, objectos das provas, indumentárias usadas nas sessões de abertura e fecho, entre outros, totalmente ligadas ao desporto e, essencialmente, aos Jogos Olímpicos. Gostei mesmo muito de visitar este museu e acho mesmo que é uma boa aposta para quem visita Lausana. É fácil nos conquistarmos por algo que é dos nossos dias e ainda deixamos a nossa assinatura no museu, para a posterioridade :D
Foi assim que fechamos o dia nesta cidade fantástica que, juntamente com Berna, me conquistou! É um local mesmo, mesmo bonito onde as pessoas são super simpáticas e onde tudo é bastante acessível. Se estão a pensar visitar a Suíça, não deixem escapar esta cidade, pois não se vão arrepender!
E agora, o que vem a caminho? A cidade do amor, das luzes, da minha alegria... meu Paris!
___________________________
Mais sobre esta viagem:

| Um dia em Genebra | Um dia em Berna | Um dia em Lausana |
| Paris #1 | Paris #2 | Paris #3 | Paris #4 | Paris #5 | Paris #6 | Paris #7 | Paris #8 | Paris #9 |