26 de julho de 2016

DATAS | Dia dos Avós

Num mundo feliz, avós são sinónimo de amor, carinho e compreensão. Os avós são, a seguir aos pais, a peça mais importante da vida de qualquer criança. Essa é a verdade! Os avós são os segundos pais, mas com a vantagem de ficar com a parte fixe da educação e não tanto de serem os resmungões. Os avós acalmam, brincam, toleram, suportam, dão mimo, guloseimas e estão sempre prontinhos para tomar conta da cria mais nova. E, por muito que eles até possam dizer que não vão ser nada disto, que as crianças são para serem criadas com os pais e bla bla bla, a mais pura da verdade é que, quando passam efectivamente a ser avós, parece que lhes cai uma fixa e tudo se transforma.

Escrevo isto devido à experiência a que tenho assistido na relação que a minha mãe está a criar com a minha sobrinha. Ela, que dizia isto e aquilo, nada está a ser como lhe saíam nas palavras! Ela que só quer é ter a miúda por perto, faz de tudo para que não chore e que lhe quer dar é colo. Uma avó babada portanto. E, o mais engraçado, e que é notório é que a Pequena já sabe que com ela tem sorte. Já sabe que quando a avó chega, inevitavelmente vai haver colinho, miminho e muito amor.
Não significa que o resto da família não lhe dê isso, mas com a avó parece que é tudo diferente. Não deixa de ser bom ver a ligação que se está a criar entre elas, até porque a avó será certamente, alguém que a irá acompanhar ao longo da vida.
Já no que diz respeito ao meu pai, noto que será aquele avô das brincadeiras, dos passeios e das idiotices. O avô brincalhão que trás à criança o à vontade de saber que com aquela pessoa pode ser o mais genuína possível porque (quase) tudo lhe é permitido.
Dos meus avós, já não tenho nenhum por perto, infelizmente. Mas, aquela de quem tenho mais recordações foi da avó materna e, apesar de não ter uma super relação com ela, sei bem o quanto me custou vê-la nos seus tempos, assim o quanto me doeu saber que tinha partido. No fundo os avós, por mais próximos ou não que estejam de nós, são sempre uma peça essencial na nossa vida. Por isso, a todos os avós um dia muito feliz e que todos possamos ter a oportunidade de desempenhar esse papel nas nossas vidas !