17 de junho de 2016

VIAGENS | Centro Litoral # Parte 1

[Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4]
Tal como já tinha feito referência aqui pelo blog, entre os dias 21 de Abril e 25 de Abril deste ano eu e os meus pais fizemos a nossa primeira escapadinha pelo nosso lindo Portugal! A verdade é que, temos locais tão bonitos pelo nosso país que darmo-nos a oportunidade de conhecê-los é fantástico!  
Partimos com o mapa já bem estruturado e a primeira paragem foi em Leiria, para visitar o castelo da cidade. Mas, como S. Pedro não queria, de todo, que fossemos passear, lá nos mandou uma chuvada enorme que nos deixou, aos três completamente molhados! Além disso, decidi ter a minha primeira crise de ansiedade que chegou pelo facto de ter tomado um café com o estômago vazio… asneira claro. Mas que bela maneira de começar as férias não é? 
Mas, não nos deixamos abater, apesar de em Leiria termos acabado por não ver mais nada além do Castelo.


Na última foto, podem ver as tais varandas que tem aquelas arcadas tão bonitas e tão apreciadas pelos turistas. Foi mesmo pena não ter dado para explorar melhor este local, até pelo seu lado fotográfico. Quanto ao castelo, achei que está bem protegido e é um local bonito para dar uns passeios em pleno bom tempo!

Depois destas peripécias iniciais, seguimos para a Batalha, visitar o Mosteiro. Já conhecia, mas os meus pais ainda não, por isso, foi paragem obrigatória neste primeiro dia.

Só por si o Mosteiro da Batalha é bastante imponente e foi resultado do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, para agradecer a vitória na batalha de Aljubarrota, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal. Por isso, encontramos nele os túmulos de alguns reis e rainhas de Portugal, nomeadamente o rei D. João I e a rainha D. Filipa de Lencastre. Além disso, é também aqui que se encontra o túmulo do Soldado Desconhecido.
Seguimos caminho para mais um Mosteiro, desta vez, o de Alcobaça. Também já conhecia, mas como os meus pais ainda não, lá fomos nós.


O Mosteiro de Alcobaça é mais uma das grandes obras arquitectónicas que o nosso país possui. É enorme e é nele que se encontram os túmulos daqueles que simbolizaram uma das histórias de amor mais belas do nosso país: D. Pedro e D. Inês de Castro.
A última foto deste dia que retrata puramente a felicidade. É bom sermos e fazermos os outros felizes. Os próximos dias deste passeio estão a chegar, fiquem atentos!