8 de abril de 2016

FUTURO | Serviço Voluntário Europeu





Já ouviram falar sobre o Serviço Voluntário Europeu (SVE)? Sabem em que consiste? Este é um dos meus planos/desejos a concretizar em 2017. Quero muito embarcar nesta aventura e na esperança de suscitar interesse ou curiosidade em alguém, venho escrever-vos sobre este projeto. 
Imaginem que estão cá, sem trabalho e sem encontrarem a luz ao fundo do túnel. Ou então imaginem que até tem um emprego, uma vida estável, mas falta-vos algo… falta a vivência de uma aventura que vos marque para o resto da vossa vida. E se a isso juntarem o facto de terem entre dezassete e trinta anos, eu sugiro-vos o projecto ideal para que o vosso futuro dê uma volta de 180º.

Apresento-vos o SVE que “é um programa de voluntariado inserido no sub-programa Juventude em Ação do Programa Erasmus + (2014-2020), que permite levar a cabo um serviço de voluntariado com duração máxima de 12 meses num país diferente do seu de residência. É um serviço de aprendizagem essencialmente a nível não formal, pois possibilita a aquisição de novas competências a nível pessoal, educacional, social e profissional, bem como, a aprendizagem de novas línguas e a descoberta de novas culturas.” Ou seja, é uma das oportunidades que os jovens têm de viver uma aventura noutro país sem estarem tão preocupados com o dinheiro que irão gastar. No fundo, trocamos o nosso trabalho de voluntariado por uma experiência! 

Depois de dizerem que SIM a esta experiência, basta iniciarem todo o processo de candidatura que começa por uma pesquisa pelos projectos das variadas associações que se encontram em andamento. Podem fazer esta pesquisa aqui filtrando a mesma pelas áreas em que gostariam de desenvolver o voluntariado e qual o país para onde gostariam de ir. Podem sempre tentar procurar uma associação de envio que vos ajude em todo este processo, tendo a certeza que estão a realizar tudo direitinho! 
No que me diz respeito e, tal como já referi, faço parte daquele grupo de pessoas que tem um trabalho – e estou agradecida por isso! – mas que sente que tem a vida estagnada aqui. Por isso, preciso de conhecer novas pessoas, ter novas experiências e aproveitar para ganhar alguma experiência na minha área de estudos. Por isso, conseguindo realizar o objetivo de fazer voluntariado no próximo ano irei, certamente, optar pela área Media and communication para que possa ganhar alguma experiência. Quanto ao país escolhido não me estou a limitar a um local concreto, mas admito que gostava bastante de ir para França ou Itália. 
Será, em princípio, a partir do mês de Abril que irei começar a tratar de todo este processo, uma vez que convém que seja tudo resolvido com alguma antecedência. Espero mesmo realizar este sonho porque acho que é mesmo disto que estou a precisar, desta reviravolta, desta aventura e desta experiência. Se existir alguém que queira mais informações, podem sempre mandar-me e-mail ou deixa em comentário! Existe uma associação de envio, na qual confio a 200%, por isso, é só quererem :D