4 de março de 2016

LIVROS | A Culpa é das Estrelas



2012 | John Green | [Escala pessoal: 9/10]
  
Sinopse (aqui)
Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente reescrita. 
PERSPICAZ, ARROJADO, IRREVERENTE E CRU, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado. 
Opinião

Depois de repararem na o valor que dei na minha escala pessoal a este livro, acho que é perceptível de que gostei muito dele. Já tinha visto o filme e claro que tinha ficado com curiosidade em ler o livro. O que foi, sem dúvida, essencial para perceber certas coisas que no filme me escaparam. Mas, o lado bom desta história é que, ao ler o livro, pude lembrar-me de cenas do filme, uma vez que este ficou fiel ao original. E isso é muito bom! 
Quanto ao livro, é de uma leitura simples e suave, mas que me levou, muitas vezes, para outra dimensão. No leito passa a reinar o "e se" e isso levou-me a reflectir em situações da vida, em momentos em que o destino nos prega partidas e nos coloca à prova. É uma história de amor, de amizade e de força. É uma história que nos diz que, por muito que achemos que o destino está traçado, há sempre algo que muda isso. E é mesmo isso que acontece... 
Foi um livro que me levou a soltar umas gargalhadas mas que, no momento seguinte, era capaz de me deixar com as lágrimas nos olhos. Para mim, é uma história forte que, no fundo, pode acontecer a qualquer um de nós. No fundo, a melhor lição que podemos tirar dele é que, o amanhã é imprevisível e o melhor é aproveitarmos o hoje e o agora. O importante é estarmos Ok e vermos isso como um Para Sempre.

Não se esqueçam de participar no sorteio do Dia Internacional da Mulher, aqui!