8 de março de 2016

DATAS | Dia Internacional da Mulher




Remete-nos para o ano de 1975, o momento em que as Nações Unidas decidiram consagrar o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher. Este dia surgiu em homenagem às mulheres que até então lutaram pelos seus direitos, assim como aquelas que encontraram a morte nessas mesma luta. 
Hoje, há muito ainda por fazer. É a realidade! A mulher precisa de ser tratada da mesma forma como o homem é tratado em muitos aspectos. É necessário que lhe seja dada a mesma responsabilidade sem que se oiça constantemente "vamos dar um desconto, é mulher". É necessário que ganhe o mesmo salário do que qualquer homem sem ser descriminada simplesmente por ser do sexo feminino. É necessário que os condutores parem de afirmar "mulher ao volante, perigo constante". É necessário que lhes seja dada a possibilidade de chegarem cada vez mais longe profissionalmente. É necessário que sejam valorizadas e não apenas vistas como um ser que nasceu para estar em casa e dar vida a um novo ser. A mulher não é uma fábrica de reprodução, nem um saco de boxe para os namorados, maridos, amantes, pais ou qualquer outro ser! 
Qualquer ser humano precisa da mulher. Precisamos de uma mãe, de uma irmã, de uma amiga, de uma companheira... a mulher faz parte das nossas vidas e já é tempo que cada pessoa consiga perceber que é uma peça essencial deste puzzle a que chamamos Mundo. A mulher é um ser humano necessário e imprescindível. A luta iniciou-se à anos e continua, dia após dia. É uma luta constante mas que, em determinados momentos da história deu frutos e já nos fez sorrir por nos orgulharmos de sermos mulheres. Hoje é o nosso dia mas é, mais do que tudo, o dia daquelas que não baixaram os braços e deram o primeiro passo nesta luta. Nós somos apenas uma continuação dessas mulheres que não tiveram medo e fizeram com que as suas vozes fossem ouvidas. Orgulhem-se de ser mulher e sejam felizes!  
E não se esqueçam de participar no passatempo aqui, que termina hoje às 23:59H!