25 de fevereiro de 2016

LIVROS | Um casamento de sonho





2014 | Domingos Amaral | [Escala pessoal: 8/10]
Sinopse (aqui)

Quando na economia crescem as dívidas, no amor crescem as dúvidas. Foi a crise económica a culpada do falhanço do casamento de Leonardo e Constança, ou havia razões mais profundas e secretas? Confrontado com a notícia de um terrível acidente no Brasil, onde estão Constança e os seus filhos, Rita e Leonardinho, o melhor amigo de Leonardo vai acompanhá-lo numa difícil viagem à Baía. 
É durante esse voo que Rafael se irá recordar de como tudo começou, com a majestosa festa de casamento dos seus amigos, na quinta da família de Constança, no ano de 1998. 
Quase vinte anos de memórias da vida de um grupo de amigos são percorridos, desde os tempos em que eram mais novos e acabados de se formar nas universidades, passando pelos casamentos e pelos nascimentos dos filhos, pela época eufórica em que o futuro era risonho e todos viviam bem, moravam em excelentes casas e viajavam pelo mundo felizes, até aos dias em que a felicidade começou a ruir, os casamentos a falhar, as traições a surgir, e a crise económica a gerar falências, dívidas e desilusões. 
Opinião
 Quando li o livro Quando Lisboa Tremeu passei a gostar muito da escrita de Domingos Amaral. E, por isso, quando surgiu a oportunidade de comprar um livro dele não hesitei. Li algumas coisas sobre este livro e pareceu-me ser um romance dos dias de hoje em que o amor seria o ponto central da história e em que, no final, todos acabariam por ficar bem. Pois, era o que eu achava, mas não é o que acontece.
Este livro retrata a vida, literalmente, de casais amigos que, na sua juventude se casam e formam família. Mas, no decorrer do tempo, surgem as traições que, para mim, são sim o ponto crucial deste livro! As traições entre próprios amigos, já que acabam por se envolver uns com os outros e a forma como aqueles que eles consideravam "amizades para a vida" se destroem ao longo do livro. Há personagens magoadas, personagens desiludidas, personagens que assistem ao passar do tempo, personagens que se perdem na vida e batem no fundo... há literalmente, personagens dos dias de hoje que vêem as suas vidas danificadas devido à crise financeira mas também devido à crise de valores. 
Mas, para combater toda esta tristeza, há também aqueles amores que duram uma vida inteira, apesar de todas as pessoas que possam surgir na vida das personagens. É um livro real, no fundo. Um livro que se enquadra ao nosso quotidiano e que nos demonstra que a vida é uma onde de altos e baixos. Gostei bastante do livro e a leitura é bastante simples. Aconselho-vos! Vocês já conheciam?