16 de junho de 2015

EVENTO | Caixa Ribeira'15



Depois de ter ido passar o fim-de-semana ao Porto para assistir à primeira edição do Caixa Ribeira, está na hora de vos falar deste festival. Se já era fã de fado, agora ainda sou mais! 

De cada vez que ouvia falar no Caixa Alfama, só me apetecia enfiar num comboio e dar um salto a Lisboa para assistir, por isso, podem imaginar o quanto fiquei feliz por este ano existir uma edição na cidade do Porto. A isso juntei uma visita à cidade e voilá, lá fui eu aproveitar um fim-de-semana fabuloso (mas isso fica para outro post).

Por agora, fica a minha modesta opinião sobre o festival e por quem lá ouvi cantar. No geral, A D O R E I! A organização foi fantástica. Não havia confusões, estava tudo bem sinalizado e o facto dos concertos serem sensivelmente perto uns dos outros também ajudou. Além disso, os locais dos concertos eram fantásticos, desde o Palácio da Bolsa, o Hard Club, a Igreja de São Francisco e a Ribeira. Por fim, o que de melhor o festival proporcionou a cada pessoa foi o facto de escolher qual o fadista que queria ouvir e a oportunidade de ouvir novas vozes do fado. Admito que descobri muitos fadistas que não conhecia e até tive o prazer de ouvir um fadista que ainda tem uma costela do meu concelho e que eu desconhecia de todo. Fiquei fã do festival e se existir uma segunda edição só espero poder ir, porque adorei mesmo!

Mas bem, no meio de 40 artistas, vou deixar-vos com aqueles que tive o prazer de ouvir e dos quais fiquei ainda a gostar mais ou até conheci.