19 de maio de 2015

LIVROS | Porto Seguro











2013| Danielle Steel | [Escala pessoal: 5/10]
 
Sinopse (aqui)
Uma história inesquecível de sobrevivência... de como duas pessoas que perderam tudo reencontram a esperança ... e dos atos extraordinários de fé e de coragem que motivam e mantêm as famílias juntas… 
Com graça e compreensão Danielle Steel explora os laços ténues entre mães e filhas, maridos e esposas, membros da família e amigos ao longo da vida. Este romance leva-nos através da paisagem complexa da perda e do bem que também sempre surge associado às mais terríveis tragédias. 
Em síntese, uma história de triunfo e uma elegia comovente para aqueles que sofrem e sobrevivem, Porto Seguro é, talvez, seu romance mais poderoso de afirmação da vida. 
Opinião
Quando comprei este livro, fi-lo por curiosidade pela autora. Nunca tinha lido nada dela e, na altura, lembro-me de ter comentado com a senhora que mo vendeu que era grande admiradora de Jodi Picoult, ao que ela me respondeu que "então vai gostar desse livro". Confiei e trouxe-o comigo. 
Não desiludiu, é verdade. Mas, o final previsível é algo que não é em nada idêntico aos finais dos livros de Jodi Picoult. Era óbvio que iria acontecer algo à mãe e que, no final, iriam acabar por ficar todos juntos e felizes. Não desgostei, mas também não amei. Não é um daqueles livros que irei guardar na memória ou no meu top-de-livros. Não é bem o género de finais que mais admiro. 
Quanto à escrita da autora, é simples e leve. Não é nada que nos faça pensar profundamente ou reflectir. É um livro que se lê bem e ler é sempre bom!